Como escolher o software de gestão para lojas

Como escolher o software de gestão para lojas

Lojas de comercio varejista possuem diferentes necessidades e particularidades, mesmo que sejam de um mesmo segmento. Por exemplo, a gestão de crédito é tratada de forma diferente se formos considerar lojas de bairros e lojas de shoppings. Assim como a gestão de uma grande rede de lojas é diferente da gestão de uma pequena loja. Portanto, para escolher um software de gestão para lojas é importante avaliar qual é a melhor opção tendo em vista as necessidades da sua loja.

Para te ajudar nessa escolha, separamos alguns pontos que devem ser observados no momento de escolher um software de gestão para sua loja:

1-Avalie as necessidades da loja

Antes de começar a escolher o software de gestão, é importante que tenha definido quais problemas o software terá que resolver dentro da sua loja. Tenha em mente que, apesar de existirem diversas ofertas no mercado, há muitas particularidades entre eles e certamente muitos não atenderão de forma satisfatória a sua necessidade. Por exemplo, se sua loja trabalha com crediário próprio e você precisa melhorar sua gestão de crédito e cobrança, não adianta contratar um software que não tenha tais funções, porem que tenha ótimos recursos para delivery.

2-Facilidade de uso

É importante estar ciente das dificuldades que seus colaboradores podem ter no uso do software. É muito difícil encontrar um software completo que seja fácil de usar. Por isso, verifique se as principais funções do software que serão utilizadas são práticas e de fácil compreensão. Um software eficiente deve tornar o dia-a-dia mais simples, substituindo trabalhos repetidos por funções automatizadas, sem trazer complexidade.

3-Regras de negócio e particularidades

É fundamental que você busque por um software que tenha foco nas principais rotinas do seu segmento. Por exemplo, se sua loja é do ramo de confecções, é importante verificar se o software traz funções como controle de estoque por tamanho e cor, troca ágil de mercadorias entre outras. Cada negócio tem suas particularidades e ter um software que as atendam faz você ganhar produtividade.

4-Estrutura

Qual será a estrutura necessária para utilizar o software?

É importante avaliar os equipamentos necessários para utilização do sistema de gestão. Esse quesito pode variar muito de software para software. Atualmente existem softwares que funcionam em nuvem e você não precisa se preocupar com aquisição de servidores e rotinas de backup. Por outro lado, esses softwares dependem da internet para funcionar. Se sua loja for um varejo com giro considerável de clientes, um software que funcione tem a vantagem de não depender da internet para funcionar, ou seja, sua loja não pára. Avalie também se será necessário adquirir licenças de sistemas de bancos de dados e outros. É importante colocar na conta esses custos. Alguns sistemas trabalham com software livre com isso, reduzem custos de implantação.

5-Legislação

Na hora de escolher o software de gestão é importante observar se o mesmo atende à legislação fiscal vigente e se as configurações de tributação de produtos são de fácil entendimento, pois a maioria das lojas não possui um funcionário com grande conhecimento fiscal. Para o varejista, o cadastro de produtos é a principal fonte de informação para a circulação de mercadorias e este deve ser preenchido de forma correta, evitando inclusive a bi-tributação em certos casos.

6-Fornecedora do Sistema de gestão

Outro ponto importante a ser avaliado é a fornecedora do software. Busque informações junto à outras empresas que já utilizam os serviços do fornecedor. Verifique a forma de atendimento, a pontualidade na entrega de soluções e resolução de problemas. Busque informações sobre receptividade em relação às solicitações de novas implementações e melhorias no sistema. Verifique tambem o nível da experiência da empresa quanto ao seu ramo de comercio. Por fim, lembre-se que o sistema de gestão não é apenas um produto que você consome, existem pessoas capacitadas no desenvolvimento do mesmo que irão particiar do dia-a-dia de sua loja, portanto não se deixe levar por uma pequena diferença de preços.

 

 

 

 

plugins premium WordPress