Como escolher um sistema para loja de móveis

Como escolher um Sistema Para Loja de Móveis

Atualmente, todos sabem que é importante fazer uso de um sistema para gestão de lojas. O que muitas pessoas não sabem é que nem todos os sistemas voltados para o comercio atendem a todos os tipos de lojas. Alguns ramos possuem necessidades específicas que um sistema para automação comercial genérico não irá atender. Esse é o caso das lojas de móveis. O critério para escolha de um sistema para loja de móveisSistema para Lojas de Móveis e Decorações deve considerar necessidades específicas. Atualmente, existem no mercado diversas opções de sistemas para loja de móveis, portando é necessário saber qual dessas opções mais se adequa à sua loja.

Independente de qualquer característica específica para o ramo, quando estiver escolhendo um sistema para loja de móveis, tenha em mente que o mesmo deverá automatizar todos os processos da loja, eliminando controles feitos em planilhas de excel e controles manuais. O lojista deve estar aberto à algumas mudanças, pois alguns sistemas já trazem consigo procedimentos organizados que, se seguidos, podem gerar economia de tempo e esforço, alem de tornar a gestão da oja mais organizada.

Durante as reuniões com as empresas fornecedoras de sistemas, é importante detalhar as necessidades e operações da loja, mesmo que pareçam básicas, pois é necessário ficar claro quais delas o sistema irá atender ou não.

Agora, falando especificamente de um sistema para loja de móveis, listamos abaixo os recursos que consideramos indispensáveis para que gestão da loja seja prática e eficiente:

Venda através de Pedido de Venda

É importante que o sistema para loja de móveis permita a realização de vendas através de pedidos de vendas. Como a venda de móveis costuma ser mais detalhada, o sistema deve ter recursos que permitam ao vendedor uma certeza flexibilidade para fazer negociações afim de fechar o negócio. O vendedor deve ser capaz de negociar descontos dentro de um limite parametrizado, prazos de pagamento e de entrega. É importante também que o vendedor tenha acesso à consultas de estoque durante a venda alem de poder especificar se os produtos vendidos estão disponíveis na própria loja ou em outros locais, como filiais ou centros de distribuição da empresa. Portanto, fuja de sistemas em que as vendas devem ser realizadas diretamente no PDV (terminal de caixa).

Meios e condições de pagamento

Ao comprar móveis o consumidor normalmente busca formas de parcelamento, portanto é importante que o sistema para loja de móveis permite e faça a gestão de diversos meios de pagamento. Além dos parcelamentos através de cartões de crédito, é importante que o sistema gerencie também meios de pagamentos como financeiras, convênios e crediário próprio. Sendo que os dois últimos são excelentes formas de fidlização de clientes. Porem, para operar com eles, é importante optar por sistema que faça a gestão dessas formas de pagamento. No caso do crediário próprio, é importante considerar tambem a disponibilidade de recursos que garantam segurança nesse tipo de operação e que te permitam realizar cobranças de forma eficiente.

Multi-lojas

É prática comum as lojas de móveis operarem como um showroom e possuírem um centro de distribuição. Tambem existem empresas que possuem mais de uma loja. Um bom sistema para loja de móveis precisa estar preparado para este tipo de organização, permitindo que as lojas façam vendas de produtos que serão faturados e entregues por loja do grupo ou pelo centro de distribuição. Com isso, é possível compartilhar estoques de produtos.

Controle de Expedição e Entrega

Controlar as expedições e entregas não é uma tarefa simples, principalmente quando a empresa possui um centro de distruição responsável por realizar a emissão da nota fiscal e entrega das vendas de várias lojas. Um sistema para loja de móveis deve organizar e controlar todo esse processo, fazendo a montagem de cargas por cidades ou até por bairros. Um controle eficiente garante organização de todo o processo a evita desgastes com clientes insatisfeitos devido à erradas ou atrasadas.

Controle de Montagem de Produtos Entregues

Após realizar a entrega, alguns produtos necessitam de serviços de montagem. Para controlar a execução desses serviços, bem como remunerar o prestador de serviços, o sistema para loja de móveis deve controlar as montagens, afim de identificar os montadores a cada entrega realizada. Alem disso, devem haver consultas ou relatórios com essas informações.

Levando todas essas transformações em consideração, você já pode iniciar os contatos com empresas fornecedoras de sistema para loja de móveis. Converse com seus colaboradores e envolva-os no processo de escolha no seu sistema.

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