Tipos de documentos fiscais utilizados no comércio varejista

Atualmente os principais tipos de documentos fiscais utilizados no comércio varejista são a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e a NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica). Se sua empresa não for do tipo MEI (Microempreendedor individual) será necessária a emissão destes 2 tipos de documentos. Sendo assim, vamos falar sobre eles.

 Para que servem os documentos fiscais?

Os benefícios de estar de acordo com as emissões fiscais valem tanto para o responsável pela empresa, quanto para o seu cliente. Servem de controle e segurança para as compras e serviços prestados ao consumidor, da mesma forma que mantém o governo ciente das ações de sua empresa. Para a sua loja, possibilita também o controle de estoque e apuração de resultados.

 Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Quando nós fazemos uma compra pela internet e recebemos aquela nota impressa numa folha A4 inteira, é uma NF-e. Ela é transmitida de forma digital diretamente para os servidores da SEFAZ na hora da emissão, porém há o modo de contingência para momentos que o emissor não possuir internet a NF-e é bastante detalhada na questão dos impostos. Podendo ser tributada pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e emitida tanto para compra, quanto para venda de mercadorias da sua loja. Para emitir uma NF-e é preciso ter um certificado digital reconhecido pela SEFAZ e um software emissor homologado pela SEFAZ, como o Hiper! 

Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Deve ser emitida apenas para o cliente final, ou seja, sempre para pessoa física. Funciona como um Cupom Fiscal e serve, em geral, como comprovante de uma venda. Assim como a NF-e é transmitida na hora da emissão e também possui o modo de contingência. Além de permitir, para quem compra, a possibilidade da conferência. Esse tipo de nota garante um controle fiscal mais efetivo por parte do governo. Não são todos os estados que utilizam esse documento. Apenas Santa Catarina, Ceará e São Paulo não há a brigatoriedade da NFCE, pois estes possuem seus próprios cupons, que falaremos agora.

 

 

plugins premium WordPress